segunda-feira, 30 de julho de 2007

Couve flor gratinada

Essa receita eu já havia feito anteriormente, ela foi passada pela Selminha. Ontem fiz novamente com algumas modificações.
Até quem não gosta de couve flor vai comer, é realmente muito saborosa.

Essa aqui é a receita original, do jeitinho que eu fiz da primeira vez.


Ingredientes

01 couve-flor grande fechada e sem manchas
01 copo de requeijão cremoso
250 gr de presunto picadinho (eu compro fatiado e pico)
250 gr de maionese
Noz-moscada
Margarina
Farinha de rosca
Queijo parmesão ralado
Limão

Modo de fazer

Retire as folhas da couve-flor e corte-as bem rente ao cabo para poder ficar em pé. Coloque em uma panela, cubra com água quente temperada com sal e gotas de limão e leve ao fogo para uma boa fervura. Não deixe cozinhar demais. Feito isto, retire do fogo, escorra bem e arrume, inteira, no centro de um pirex redondo untado com bastante manteiga e polvilhado com farinha de rosca.
Misture o requeijão com o presunto e a maionese e, com a ponta de uma faca, vá cuidadosamente introduzindo pequenas porções da mistura entre os galhinhos da couve-flor, de maneira a recheá-la inteira.
Polvilhe com queijo ralado misturado com farinha de rosca e um pouco de noz-moscada ralada. Salpique com margarina e leve ao forno para gratinar.
Sirva em seguida.

Agora essa aqui é a que eu fiz ontem, com modificações, fiz essas modificações por não gostar de queijo parmessão e maionese, na minha opinião ficou melhor que a primeira.

Ao invés de colocar maionese coloquei eu fiz um molho branco com 1 colher de manteiga, 1 colher de farinha de trigo e 1 xícara de leite. Procedi normal como na receita original, porém ao gratinar não coloquei o queijo parmessão nem a noz moscada.



Nenhum comentário: