sábado, 28 de fevereiro de 2009

Chinequinhos ( fatias húngaras) salgados

Já apresentei aqui a receita de chinequinhos/fatias húngaras doce que são uma perfeição, agora venho com uma receita delas salgadas, a receita é do chef Álvaro Rodrigues, gosto muito de suas receitas, tudo que ele faz dá certo e fica uma delícia, essa receita não foge a regra.
A massa é tão fofinha, queria que vocês pudessem sentir a textura, mas ainda não inventaram essa tecnologia!




Ingredientes

Fermentação
25g de fermento biológico (usei fresco)
1 colher (sopa) de açúcar refinado
¼ xícara (chá) de leite morno
½ xícara (chá) de farinha de trigo

Massa
¼ xícara (chá) de água filtrada e morna
75g de manteiga em temperatura ambiente
100g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes
1 ovo grande ligeiramente batido
1 colher (chá) rasa de sal
350g de farinha de trigo (aproximadamente)


Recheio
150g de presunto cozido fatiado e bem picado
150g de mussarela ou queijo prato fatiado e picado
100g de azeitonas verdes ou pretas picadas e escorridas
150g de requeijão cremoso firme
2 colheres (sopa) de folhas frescas de manjericão, picadas, ou oregano

Modo de fazer

Dissolva o fermento com o açúcar. Junte o leite e a farinha de trigo (da fermentação) misture bem. Deixe levedar por 15 minutos ou até que esteja bem crescido.Acrescente os demais ingredientes e amasse até a massa ficar macia e soltando das mãos.Abra a massa em um retângulo de 40 x 30 cm sobre uma superfície levemente enfarinhada. Passe o requeijão sobre a massa e jogue os demais ingredientes. Enrole como se fosse um rocambole e neste momento com as mãos deixa a massa na grossura que desejar.Corte o rolo em fatias de 2 ½ cm de largura e coloque em assadeiras forradas com papel manteiga, tomando o cuidado de deixar os cortes para cima. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com ovo batido misturado a um fio de azeite, se desejar polvilhe queijo parmessão e asse em forno pré-aquecido à 180ºc até dourar.

31 comentários:

Unknown disse...

Amiga, ficou lindo!!!!!
Babei aqui.
Está melhor?
bjs

ameixa seca disse...

Este salgadinho até parece docinho pela foto :) Ficaram lindos!

Axly disse...

Desde que meu irmão e eu eramos crianças, que adoramos pedir fátias húngaras!
Mas nunca tinha pensado nessa versão salgada, amei!
Vou mostrar a ela...
Kisss^^

Nela disse...

Naninha, que lindos, ficaram com um aspecto muito bonito e fofo, e é fácil de fazer, anotei a receitinha para fazer um dia...da Natércia ainda não tenho notícias, já liguei, mas acho que o numero não está correcto, mas vou falar com uma amiga que temos em comum, e depois logo lhe digo alguma coisa,querida beijinho grd.

Anônimo disse...

Menina!!!!que lindas deliciosas vc sabe ja estou viciada em fazer paes essa eu nao sabia,vou tentar faze-las,e olhar as doces,faco bastante mais nao posto nem sempre sai bonito,rsrsrrs,mil bjos!!!!

O blog... disse...

Olá Naninha, estas fatias húngaras estão muito bonitas, e devem ser deliciosas, eu nunca provei estas fatias salgadas.
Em relação ás fatias do meu bolo eu não tenho nenhum cortador especial, é que este bolo corta-se muito bem desde que tenhamos uma faca bem afiada, experimente.
Bjos

Cláudia disse...

Amei, tem cara de doce à primeira vista, mas são salgadas o que gosto mais que doces. Estão lindas, parecem feitas numa padaria chique! Muito bem!

bjs

Anônimo disse...

Querida corra a participar do desafio do Beto, do receita do passo a passo, que termina hoje dia 1º março. Essa sua massa vai batata, e a batata faz parte dos ingredientes do desafio.
Estão fabulosas essas fatias,receita mais que anotada, estou salivando, que coisa boa!
Bjss

Ola sou a Anita disse...

Boa noite eu estou hoje pela primeira vez que venho aqui ao seu blog e estou deliciosa com o que vejo adoro tudo o que diga respeito a culinaria.
Adorei suas fatias húngras.
plhe diga-me so como posso começar a seguila e que seu blog não tem seguidor,fico a aguardar resposta.
Beijinhos e uma boa semana.
Anita.

Laurinha disse...

Nani, imagine se eu não vou experimentar.... massa com batatas são deliciosas, adoro, ficam macias...
Beijinhos

Anônimo disse...

Essa receita é uma tentação! Vou experimentar com certeza! Adoraria receber uma visita sua em meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça por lá e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Natália Eleutério disse...

Fiquei com água na boca só de olhar tamanha delícia, mandaste bem xará, bjs.

Priscila Beneducci disse...

Amei Fatias Hungaras tipo Pizza. Muito bom. Sua mão para pão é otima! Ficou com cara de gostoso mesmo! Beijo da Pri (que esta pertinho de ti)

Baú da Conceição disse...

Que rico lanchinho, eu estou a ficar viciada nos pães, e estes que estão tão lindinhos já estão no minha listinha.
Beijinhos

Nela disse...

Naninha, tal como me pediu noticías da Nastércia, e tal como lhe disse que o cartão que tinha dela com o número de telefone não atende, hoje telefonei a uma amiga que temos em comum, pq foi assim que conheci a Natércia, esta minha amiga tinha um café, onde eu ia visto ser sua amiga, e foi onde conheci a Natercia,como não tenho tido tempo para ir lá pessoalmente, telefonei á minha amiga, que me disse que ainda ontem viu o marido da Natércia e lhe perguntou por ela, e o sr. Ramalho lhe disse que a Natércia mesmo assim ia bem, pq como sabe a doença que ela tem é maligna, e de x em quando se vai abaixo, mas mesmo assim tem conseguido sempre com força de vontade ir para "cima", e tb á pouco tempo a minha amiga a viu passar na rua e lhe pareceu com bom aspecto, mas deve ser mesmo por falta de paciência que não está a pôr nada no blog, concerteza fez novamente algum tratamento e ficou com falta de paciência, pq são tratamentos mto severos. A minha amiga ficou de saber alguma coisa em concreto e tb de saber o número do telefone ao certo, para eu lhe telefonar, depois lhe direi, quando souber mais alguma coisa, beijinhos querida.

Val disse...

amiga que delicia to babando,ja fiz um parecido com esse é muito bom..

Anônimo disse...

Hum...Que delícia!
Pena que é muita coisa pra mim que ainda estou aprendendo a cozinha...
Visite meu blog, acabei de criá-lo http://mundodelara.blogspot.com.
Espero contar com sua amizade pra aprender a cozinhar...hehehe
Beijos

akombi disse...

que tentação, ficaram com um aspecto delicioso.

edinha disse...

Mas isto deve ser mesmo muito bom :)
Gostei muito
Beijinho

Luciana Macêdo disse...

Adivinha se vou experimentar?
Bjs!

Karla Maria disse...

Que delíciosas estão essas fatias húngaras, Nani.
Lindas.
Bjim

Pitadasdilu disse...

Nani, ficou lindo demais, e estou a imaginar o sabor... nham, nham... bem que poderíamos ser vizinhas...
Amiga, obrigada pelas dicas das fotos, eu nunca imaginei que aquela florzinha na máquina era para tirar fotos de perto... eu ainda não fui no site que hospeda as fotos, quero ir com calma, ultimamente tenho estado muito atarefada e correndo, mas muito obrigada mesmo.
Bjos, Lú.

Raspas de Laranja disse...

Olá Nani. Andei a dar uma vista de olhos ao teu blog todo, e já reparei que és uma menina muito prendada. espero estar à tua altura. Tens umas postagens sobre S.Paulo, cidade que eu gostei muito. Ao contrario do que muita gente pensa é bem fixe, respira-se cultura e montes de actividades por toda a cidade.
Gostei de muitas receitas tuas, que em breve espero fazer, principalmente doces. Tens cada um... Bem depois falamos. Beijão para ti.

Iliane disse...

amiga..ficou demais..essa versão salgada..receita imprimida..lindos..parabens

Vina disse...

Que lindos e que aspecto delicioso! Posso roubar um, posso?! Beijinhos.

Rosane Vargas disse...

Não conhecia esta versão salgada. Lindas.
abraço

Emília disse...

Amo de paixão a versão doce! Mas não conhecia a versão salgada! Mas já tô amando também!rss
Beijinhos

Rose Oliveira disse...

Ai que lindos, que deliciosos,
babei de vontade amiga, rs.
Feliz dia da Mulher.
Beijos.

Ana Canuto disse...

oi Naninha.
Á doce eu costumava fazer, mas não conhecia esta que realmente parece bastante especial.
Um beijo grande, bom final de semana.

Maria Vitamina disse...

Adorava provar, está com um aspecto delicioso e se é fofinho então ainda melhor. Bela sugestão. ;)

Patanisca disse...

Adorei essa receita!!! Costumo fazer uma parecida, a coroa salgada http://receitasdapatanisca.blogspot.com/2009/02/coroa-salgada-com-paio-de-york-e-queijo.html que é sempre um sucesso nas festas. Mas essa tua receita deve ser uma delícia!! Vou fazer :)