sábado, 16 de abril de 2011

Cuscuz Paulista

Gente juro que quando eu separei essa receita pra colocar no blog não me lembrei que a última receita que eu havia postada também levava o nome de cuscuz, mas não desisti e lá vai mais uma receitinha de cuscuz dessa vez salgado!
Essa foi minha primeira experiência e vou dizer uma coisa viu, eu não me arrependo, fica divino! Vale a pena experimentar!

Vamos a receita:


Ingredientes

250g de farinha de milho
1/2 xícara (chá) de óleo
1 cebola média ralada
1 lata de molho de tomate
1/2 litro de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
2 latas de sardinha
1 ovo cozido cortado e rodelas (para decorar)
1/2 tomate cortado em rodelas (para decorar)
Sal a gosto
Pimenta do reino ou calabresa a gosto (opcional)

Modo de Preparo

Separe alguns pedaços maiores da sardinha para decorar a forma e pique o restante. Unte uma fôrma com azeite e decore com o ovo, o tomate, alguns pedaços de sardinha e ervilha. Reserve. Aqueça o óleo refogue a cebola.Junte o molho de tomate, o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Acrescente o milho, o restante da sardinha, a ervilha, a azeitona, o cheiro verde. Adicione o sal e a pimenta. Misture bem até aquecer. Aos poucos, vá adicionando a farinha de milho e mexendo bem, até obter uma massa pesada. Deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre (se necessário abaixe o fogo).
Coloque a massa na forma decorada, aperte delicadamente a massa com uma colher, para compactá-la. Desnforme, servir quente ou frio é opção de cada um, eu prefiro quente!

Gente e antes que eu me esqueça tem sorteio lá no blog da Mariza de um kit Mococa, corre lá e participa, é só clicar aqui.

21 comentários:

Deborah Martin Salaroli disse...

Nani
Essa receita é bem antiga, mas arranca suspiros, né? Adoro...
Bem temperadinho, não tem como resistir.
Bjs

Unknown disse...

Nani, eu adoooro cuscuz!
E o seu ficou muito lindo...sem falar que o cuscuz acompanha tudo, um cafezinho, um refresco, um lanchinho na praia...E olha, eu gosto dele beeem apimentado!beijkas

Josy disse...

Nani adoro cuscuz paulista, faz muito tempo que não faço, e vc deu umabela sugestão de lanche pra domingo, o seu ficou muito lindo e bem caprichadinho. Um lindo final de semana...bjocas

Beth Martins disse...

ficou divino adorei o seu aspecto, deve ser bem deliciosos, parabens.

Beijinhos e bom domingo

Paula disse...

humm,adoro cuzcuz!

beijos

ameixa seca disse...

Nunca provei mas gosto do colorido e dos ingredientes :)

Bella disse...

Venho agradecer teu comentário que me aqueceu o coração! Bjs e obrigada pelo carinho :)

Andréa Santana disse...

Nani,
são duas receitas de cuscuz diferentes , cada uma melhor que a outra, ameis os dois cuscuz o doce e o salgado êta coisa boa!

bjs,
Andréa....

Pitadasdilu disse...

Sabe que nunca fiz. Fica tão lindo e parece tão gostoso, qualquer dia tenho que fazer.
Bjos, Lú.

Fabiana disse...

Nani,
Eu adoro cuscuz, mas vc acredita que eu nunca fiz.....
Acho o visual lindo, todo decorado, cada detalhe bem arrumado....e sem falar que fica, maravilhoso.
Vou levar a sua receita.
beijos

Marly disse...

Oi, Nani,

O Cuscuz Paulista é mesmo muiiito saboroso! E o cuscuz de tapioca (do post abaixo) também é, rsrs.

Olha, a Sunrise sou eu! Este nome foi invenção de minha filha. Ela o criou porque eu não queria que ela tivesse uma página no Orkut - alguns anos atrás - porque ela só tinha onze anos. Aí, para me convencer a deixar, ela criou uma página para ela e para mim com 'nicknames', rsrs.

Um beijo e, desde já, boa Páscoa, junto aos seus queridos.

RODRIGÃO disse...

nossa, que delicia. vim retribuir a visita e falar que seu blog é simplesmente aconchegante,adorei.
e a respeito da costelinha,ela sai do osso só de você colocar na boca,o sabor agridoce faz essa costelinha ser um dos pratos mais saborosos que ja comi.
Fique com DEUS.

Anônimo disse...

Socorro freire
Hoje eu recebi a revista mococca que eu ganhei aqui.Adorei.Muito obrigada.

Pitadasdilu disse...

Querida amiga! Uma Feliz Páscoa à você e sua família!
Um grande beijo, Lú.

Natália Eleutério disse...

Uma receita deliciosa e com um visual apetecivel, votos de uma Páscoa Feliz, bjs.

Claudia Castro disse...

blog muito bom...vou seguir bjus

Andréa Santana disse...

FELIZ PÁSCOA AMIGA, PRA VC E TODA SUA FAMÍLIA!

BJS,
ANDRÉA...

Unknown disse...

Nani!!!! Fico feliz pelo carinho com o nosso blog!!!! Sempre temos promoções lá e realmente também acho chato quando uma das exigências de alguns sorteios são de ter twitter, por isso geralmente a gente coloca o twitter uma opção de chance extra, assim dá oportunidade para quem não tem e quer participar.

Falando nisso tem promoção lá em nosso cantinho, se puder, participe!!!! Tem um kit de vaquinha para cozinha que é uma fofura!!!!!!

Querida quer que divulgue sua promoção lá em nosso cantinho, se quiser nos avise ok???

Beijosss

Vivian Pereira

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

Nani, adoro cuscuz paulista, olha que sou matogrossense de corpo, alma e coração.
#Divagando: Se fosse cuscuz matogrossense, ia ter pintado, banana frita... kkkkkkkk vou ver se dá certo, hein?!
Seu cuscuz me abriu o apetite!

Bjo,
Talita Cristina

Unknown disse...

Nani!!!

Segue o link da promo:

http://vitrinedepromocoes.blogspot.com/2011/04/3-sorteio-na-vitrine-de-promocoes-em.html

debora disse...

hummmmmmmmmmmm to fazendo!!!